Preparado
por Plínio José Figueiredo Ferreira
O
orçamento de vendas representa o lado da receita do plano de lucro. Envolve a
análise das vendas tanto em termos de quantidade (unidades vendidas) como de
valor (unidades monetárias).
A
finalidade do orçamento de vendas não é a de procurar estimar ou adivinhar o
nível real do volume de vendas, mas sim desenvolver um plano com objetivos
claramente definidos, em direção de cuja realização possa se orientar o esforço
operacional.
- Por unidade de negócios
- Por período de tempo
- Por produto
Um
orçamento completo de vendas para uma empresa de médio a grande porte envolve
numerosos quadros auxiliares detalhados, além de um resumo do orçamento de
vendas propriamente dito.
Os
dados do orçamento devem ser convertidos para exigências de produção em uma
empresa industrial, em exigência de compras em uma empresa comercial ou então
em horas disponíveis em uma empresa prestadora de serviços.
Todo
executivo de divisão de vendas que não leva a sério um orçamento preciso de vendas, está negligenciando suas
funções de planejamento, coordenação e controle.
Numa
empresa comercial, as atividades da divisão de vendas afetam diretamente a
qualidade, a quantidade e o tipo de mercadorias a serem adquiridas, assim como
o alcance das atividades em praticamente todos os demais departamentos. Numa
empresa manufatureira a estimativa de vendas determina as necessidades de
matéria prima, mão de obra, a capacidade de produção da fábrica, medidas
financeiras e muitos outros fatores.
O
orçamento de vendas deve ser convertido em cotas mensais.
A
elaboração de um orçamento de vendas compreende numerosas políticas, e das suas
respectivas alternativas, e uma escolha definida dentre muitos cursos possíveis
de ação. Decisões devem ser tomadas acerca de assuntos tais como novos
produtos, eliminação de produtos (ciclo de vida), fixação de preços, expansão
ou contração de áreas de mercado, tamanho da equipe de vendas, verba de
propaganda, promoções, sazonalidade, política de comercialização, etc.
O
efeito preço → feedback dos vendedores
Valor
bruto X Valor líquido
ETAPAS
DO PLANEJAMENTO DE VENDAS
- Análise e avaliação das condições econômicas futuras, gerais e específicas do mundo, do país e da área de mercado onde a empresa opera;
- Análise do mercado visando determinar seu potencial;
- Análise dos registros passados da atividade de vendas;
- Considerações das limitações da empresa;
- Verificação de políticas existentes relacionadas com as estratégias;
- Conversão das informações obtidas em dados para a elaboração do orçamento de vendas.
Não
existe um único método para projetar as vendas, podem ser usadas abordagens
estatísticas refinadas ou regras práticas simples e elementares.
Podemos
considerar três métodos, os mais utilizados na prática de elaboração do
orçamento de vendas. São eles:
1.
Métodos
não estatísticos – projeções preparadas pela equipe de vendas, projeções
preparadas pelos supervisores ou opinião dos executivos da empresa;
2.
Métodos
estatísticos – análise de tendências, análise de correlação, analogia
histórica, corte transversal, etc;
3.
Método
para finalidades específicas – análise da indústria, análise da linha de
produtos, análise da utilização e finalidade do produto.
Contudo, existem algumas considerações
para a escolha, tais como:
- As características da empresa;
- Os custos envolvidos;
- Pessoal disponível;
- Nível de “educação orçamentária”;
- Período compreendido pela projeção.
Não
existem duas empresas que tenham problemas idênticos na previsão de vendas, e
desta forma, o sistema de uma empresa não deve ser idêntico ao da outra.
CONSIDERAÇÕES
RELATIVAS AOS FATORES INTERNOS QUE INFLUENCIAM O ORÇAMENTO DE VENDAS
1.
Capacidade
da fábrica – a capacidade de produção é quase sempre um fator crítico para a
determinação do volume de vendas; o plano de vendas leva a um completo estudo
da capacidade de produção da fábrica;
2.
Disponibilidade
de pessoal;
3.
Adequação
das matérias primas e outros materiais;
4.
Disponibilidade
de recursos de capital.
A
elaboração do orçamento de vendas não pode ser estático; a empresa deve
continuamente tentar aperfeiçoar as várias técnicas, abordagens e conceitos
próprios do seu método.
É
importante verificar, constantemente, a política de comercialização e o seu
efeito no fluxo de caixa.
FONTE:
WELSH, Glenn – Orçamento Empresarial, cap. 4
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