segunda-feira, 5 de março de 2012

COMENTÁRIOS SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Por Plínio José Figueiredo Ferreira

Há muito tempo planejamento e gestão são temas da minha preferência, e sempre estou falando sobre eles, nos meus artigos e atuando com eles na minha atividade profissional de consultoria e treinamento.

Hoje mais do que nunca, os gestores têm obrigação de utilizar esta ferramenta de gestão, de vital importância para a sobrevivência das organizações. Gerir sem planejamento é a mesma coisa que navegar sem bússola, sem carta de bordo, sem saber qual o caminho, sem saber aonde se quer chegar. Sem planejamento, as decisões são tomadas “no susto e na carreira” e na hora errada; a gestão se torna temerária porque passa a ser um jogo de adivinhações. O risco cresce de forma exponencial pela minimização dos fatores de risco. Enquanto isso a concorrência passa na frente porque aproveitou as oportunidades que o mercado ofereceu. Em suma, porque planejou as ações estratégicas e obteve vantagem competitiva.

Segundo Thomas L. Friedman, em seu livro – O Mundo é Plano – “... estamos interligando todos os centros de conhecimento do planeta e costurando uma única rede global, o que (se a política e o terrorismo não atrapalharem) pode precipitar uma era notável de prosperidade, inovação e colaboração entre empresas, comunidades e indivíduos”.
Assim, a tônica do terceiro milênio é a convergência, é o trabalho em equipe, e quando falo em equipe refiro-me também às equipes formadas pelas oportunidades que têm os indivíduos de trabalharem entre si, ao invés de competirem entre eles.
Realmente o mundo, embora continue girando, foi aplainado. As distâncias se tornaram menores por força da internet e do comércio eletrônico. A comunicação ficou mais rápida e as fronteiras estão cada vez mais tênues.

Tudo isto será uma grande oportunidade para as organizações cujos gestores pensam de forma sistêmica e sistemática.
Pensar de forma sistêmica é combinar as partes e reuni-las para chegar a um resultado consistente e sustentável.
Pensar de forma sistemática é pensar de forma organizada, metódica e ordenada, ou seja, de forma planejada.
Portanto, a metodologia do planejamento é uma ferramenta auxiliar para a gestão empreendedora e realizadora, que decide de forma rápida e estratégica, exigência cada vez maior do mundo plano.

No passado quando havia um surto de gripe na China, as notícias levavam meses para chegar ao Ocidente. Hoje, quando um chinês espirra (lá na China) o mundo inteiro fica gripado.
Aqueles que cuidam da saúde passarão quase incólumes; aqueles que não se cuidam sofrerão as consequências, e terão de usar medicamentos mais fortes.


Plínio José Figueiredo Ferreira, Administrador pela UFBA e Pós-Graduado pela FGV-EAESP. Foi Executivo Administrativo e Financeiro em empresas industriais, comerciais e de serviços em São Paulo e na Bahia. Professor Universitário até 2006. Palestrante. Professor em Cursos de Educação Continuada e Extensão Universitária. Autor de artigos sobre Gestão Estratégica. Membro do Corpo de Especialistas (árbitros) da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Associação Comercial da Bahia.
Sócio-Diretor da Habilitas Consultoria em Gestão Empresarial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário