sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FERRAMENTA CERTA PARA DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE PROFISSIONAIS

Por Giuliana Hyppolito e Jade Carvalho

A Educação Corporativa está dando passos mais largos no Brasil. As áreas tradicionais de Treinamento & Desenvolvimento estão sendo substituídas (ou reestruturadas) por um modelo que inclui Educação Corporativa.

Ambas as áreas são correlatas, entretanto existe uma diferença fundamental entre elas. O objetivo da Educação Corporativa é organizar de que maneira o conhecimento será replicado aos profissionais e garantir o desenho e estruturação do conteúdo até a concretização desse material em um modelo de treinamento. “A Educação Corporativa exige mais planejamento e organização, mas ao mesmo tempo otimiza investimentos, antecipa necessidades e melhora os resultados, a medida que reduz a probabilidade da área de Treinamento & Desenvolvimento agir somente ‘apagando incêndios’, isto é, de forma imediatista e emergencial, como se vê com frequência nas empresas”, analisa Simone Karpinskas, gerente de Recursos Humanos da PepsiCo.

Hoje em dia, apesar de as pesquisas apontarem um crescimento significativo desse conceito nas empresas, ainda é comum identificarmos no mercado estruturas de Recursos Humanos nas quais os profissionais de Treinamento & Desenvolvimento desempenham atividades voltadas à Educação Corporativa. Por um lado, a iniciativa das empresas é válida e reflete uma nova visão desse subsistema de Recursos Humanos, porém, a ausência de uma área especializada nessa disciplina gera falhas no planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento de seus profissionais.

Simone complementa dizendo que ao ter uma estrutura de Educação Corporativa, a organização deve pensar em pessoas que terão como responsabilidade olhar para os cargos da empresa e desenhar programas de educação, treinamento e desenvolvimento. Com um programa de educação continuada, dentro da Universidade PepsiCo, a empresa pode mapear as competências necessárias em cada “família” de cargos e focar tanto no aprendizado técnico, quanto o desenvolvimento das competências de liderança. “A ideia é que sejam criadas trilhas de desenvolvimento que vão desde o nível mais fundamental de formação até o nível mais sênior, voltado para o aperfeiçoamento profissional visando cargos de gestão”.

A Educação Corporativa atua como ferramenta de capacitação profissional e representa, para gestores e suas equipes, a possibilidade de garantir que suas necessidades e demandas voltadas a suprimento de seus gaps técnicos e comportamentais sejam atendidas. “Trata-se, assim, de uma prática coordenada de gestão do conhecimento e de gestão de pessoas levando em consideração a estratégia de longo prazo de uma organização”, esclarece Fabiana Nakazone, diretora da DM Especialistas.

Vale ressaltar que as empresas buscam este modelo para tornar mais saudável o paradoxo entre satisfação profissional e pessoal versus necessidade de resultados e produtividade na empresa. É necessário investir na gestão de capital intelectual. A organização deve estar voltada em oferecer ao funcionário o que ele deseja e precisa para conquistar os resultados que a empresa deseja e precisa. Assim, as corporações conseguem equilibrar suas metas e objetivos com a motivação de seus funcionários.

Giuliana Hyppolito e Jade Carvalho são consultoras plenas da DMRH.

*Publicado no HSM Management Plus – Fevereiro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário