terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

GESTÃO SEM PLANEJAMENTO, EMPRESA REFÉM DO VENTO!

Por Ivan Postigo

Você entraria em um barco comandado por marinheiros sem planos de navegação, sabendo que seguiria rumo ao alto-mar? Espero que não, mas... Aventura é bem diferente de atitude insensata.

Fosse dono de uma agremiação, permitiria que seu time treinasse apenas uma vez por mês, sabendo que as derrotas lhe custariam muito dinheiro? É verdade que treino é treino e jogo é jogo, mas sem preparação as chances de qualquer time GANHAR são extremamente reduzidas.    Nos esportes, preparação e planejamento são palavras bastante usadas. Melhores resultados terão aquelas equipes mais bem preparadas.  Ninguém não corre uma maratona sem um planejamento bem feito.

O sucesso contínuo não é resultado do acaso. O primeiro sucesso até pode acontecer, mas para mantê-lo é preciso ação planejada e muito trabalho. Pergunte a qualquer cantor ou banda, que se mantém nas paradas de sucesso por longos anos, como têm sido sua trajetória.

Se isto é verdade, por que a nossa história empresarial é pobre em exemplos?
O sucesso é como o vento que leva o frágil barco para alto-mar. As lisas ondas e o céu azul, não denuncia a força das tempestades. Sem experiência ou plano de ação, os marinheiros frente ao negro céu e a força das águas, trancam-se nas cabines para não serem atirados fora do convés. Com isso naufragam ou são jogados na arrebentação.
Lembra-se da frase? “para quem não sabe aonde quer ir qualquer lugar é bom”.

A questão primordial é o tamanho do risco e das perdas da decisão. Planejar não é tarefa fácil, pois envolve a criação de cenários e o tratamento das incertezas.

Quando o técnico dizia à Garrincha que ele deveria ir pela linha de fundo, driblar o marcador e depois cruzar a bola na área, ele sempre perguntava se o acordo já havia sido feito com seu marcador. Como estratégia era perfeita, mas como tática duvidosa, afinal o adversário estava lá justamente para impedir suas ações.

Há alguns anos, eu meu filho Rodrigo Postigo fizemos um vídeo, que está disponível na internet, sobre a complexidade do planejamento, que tem como título: Estratégia ou tática - A busca pelo início do círculo!

Os recursos para coleta de informações, cada dia se tornam mais poderosos, mas o uso tem sido negligenciado.

Para o agricultor, não basta ter as melhores sementes se o solo é inadequado e a água insuficiente.
Quem poderia imaginar a escassez de água neste momento?
A todos nós nunca faltou avisos que um dia poderíamos enfrentar dias difíceis, mas que planejamento fizemos?

A abundância é a maior inimiga da prevenção. Por isso, vitórias vendam os olhos quanto a possíveis derrotas.

Dizem que o jarro quebra de tanto ir á fonte, mas é a negligência com seu manuseio que o danifica!

Planejamento conduz ao uso e exploração racional.

Gestor consciente é aquele que sabe que quem não planeja, não controla.

Sua empresa não tem recursos infinitos e nem é possível sair vendendo tudo para todos, portanto, como gestor, terá que ter planos para conduzir os trabalhos. No mínimo linhas de atuação que impeçam o fracasso. Não é isso que vemos todos os dias. Como barcos desgovernados, sem planejamento, muitas empresas são reféns do vento.


Ivan Postigo é Consultor de Gestão Empresarial na Postigo Consultoria Comunicação e Gestão. Articulista, Escritor e Palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário