terça-feira, 19 de outubro de 2010

FUNDAMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA 2

A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Este artigo é o segundo, da tetralogia, onde abordo os fundamentos da Gestão Estratégica -
Estabelecimento de Metas, Definição de Estratégias, Elaboração do Planejamento e Monitoramento Sistemático (Acompanhamento e Controle) – como condições necessárias para manter, ou tornar, a empresa competitiva.

Inicialmente vamos conceituar estratégia. O que é estratégia?

Nos primórdios dos exércitos, a estratégia era a arte do general; era a adaptação prática dos meios e recursos colocados à sua disposição para atingir os objetivos definidos ou desejados.
Na empresa, ou para a empresa, estratégia é a forma pela qual ela aloca seus recursos e competências para alcançar uma meta; é o padrão que integra os objetivos, políticas e ações de uma organização num todo coeso e consistente.
Gary Hamel define estratégia como o conjunto de princípios para liberar o espírito revolucionário e provocar mudanças significativas; é a própria revolução e não, seguir um procedimento pura e simplesmente.

A definição das estratégias da empresa, como processo, está diretamente vinculada à maneira, ao modo e à habilidade no manejo inteligente dos recursos existentes. Há quem diga que, por isso, é uma arte e não uma técnica, embora, possa e deva ser auxiliada por técnicas diversas. Para algumas empresas, a definição das estratégias é baseada na “vontade do dono”,  nos seus “feellings” e, bastante, nos seus pré-conceitos.

As premissas básicas para a definição de estratégias são o estabelecimento das metas, o comprometimento com elas (não confundindo com envolvimento emocional, que vira “oba-oba”) e a persistência para alcançá-las (não confundindo com teimosia, que é burrice, em negócios). As seguintes são analisar os chamados componentes primários da estratégia:
-          Oportunidades de Mercado;
-          Capacidade, competência e recursos da empresa;
-          Valores e aspirações pessoais dos dirigentes;
-          Responsabilidade social da organização.

As oportunidades de mercado surgem, via de regra, de três maneiras:
-     A oportunidade é levada à empresa;
-     A oportunidade surge com uma alteração não prevista no ambiente externo;
-     A oportunidade surge pela evolução normal do mercado; e deve ser analisada sob a ótica da combinação produto/mercado, que é especificar os produtos com os quais a empresa pretende atingir seus objetivos e dos mercados onde ela atua, ou quer atuar – desenvolvimento de produto, desenvolvimento de mercado, diversificação, por exemplo.

A capacidade e a competência (know how e tecnologia) e os recursos (materiais, financeiros e humanos) devem ser analisados sob duas óticas: Vantagem Competitiva e Sinergia – qualidade e nível de ajuste entre a posição atual e as novas combinações que devem resultar em esforços conjugados.
Os valores e as aspirações pessoais dos dirigentes não devem ser confundidos com as responsabilidades sociais da empresa; elas devem estar justapostas. Na prática elas se contrapõem, gerando conflito de interesses, muitas vezes, inconciliáveis.

Finalmente, definir estratégias é saber como atingir as metas, quais as portas que devem ser abertas ou, ao abri-las, saber qual a direção a ser tomada.
Isto significa ter visão estratégica (sistêmica), e para ter visão estratégica é necessário pensar estrategicamente. Quando a estratégia existe, bem definida e bem utilizada, o dirigente deverá vencer a guerra, podendo, eventualmente, perder algumas batalhas; ficará menos difícil readequá-la quando as circunstâncias exigirem. Quando a estratégia não existe, a empresa poderá passar por sérias dificuldades e engrossar as estatísticas das mal sucedidas; a solução é culpar o mercado. Se a estratégia não for correta poderá haver tempo de corrigi-la, mas as seqüelas permanecerão por algum tempo.

Então:

-          Estabelecer Metas é o QUE;
-          Definir Estratégias é saber o COMO, o QUANTO e o QUANDO;
-          Planejar é o tema do próximo artigo.


Escrito por Plínio José Figueiredo Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário