sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GERENCIAR CUSTOS COM VISÃO ESTRATÉGICA

Muitos acham que gerenciar custos significa cortar custos e a primeira medida é cortar o cafezinho.  Outros tantos acham que gerenciar custos significa reduzir custos, principalmente, cortando pessoal.  Alguns outros acham que gerenciar custos é segurá-los e conservá-los no mesmo patamar pelo maior tempo possível, e impossível, mas aumentando a produção e as vendas.

Gerenciar custos, e gerenciar com visão estratégica é monitorar suas variações e impactos na consecução dos objetivos, tendo como termômetro a criação e manutenção do valor de mercado da empresa.
O aumento de determinados custos não é motivo para alarme; às vezes ele é necessário e ocorre com certa freqüência. O importante é estar atento, sabendo o porquê das variações e não deixando de acompanhar a relação benefício/custo para que ela se mantenha positiva. Por outro lado, o administrador deve, sempre, observar os aumentos de custo que estão impactando, fortemente, o resultado e, principalmente, das atividades que não agregam valor; aí, sim, tem que haver corte e redução, na maioria das vezes, drásticos.

Há quem se utilize dos custos para determinar preço; melhor seria utilizar o preço para determinar os custos. Numa economia de mercado quem determina o preço é o cliente e se a empresa não pode, ou não deve mexer no preço tem de ajustar o valor; e o valor está intimamente ligado, este sim, ao custo.
Portanto, a empresa tem de administrar muito bem os seus custos, sem o viés do corte de pessoal, eliminação de linhas de produtos, muitas vezes rentáveis e, no limite, fechar fábricas ou mesmo quebrar.

Gerenciar estrategicamente os custos significa conhecer a cadeia de valor de cada processo e substituir as atividades que não agregam valor, através de mapeamento e análise constante de todos os processos, por outras que possam minimizar as perdas, quando possível. Outro ponto é descobrir os custos ocultos ou invisíveis para torná-los administráveis, pelo menos. Isto deve ser feito de forma absolutamente ponderada e seletiva porque existem as atividades que só agregam custo, mas são indispensáveis ao processo como um todo.
Gerenciar os custos com visão estratégica é, em síntese, procurar ver a empresa como um sistema integrado que busca atingir os objetivos definidos e maximizar o seu valor como organismo que é parte de um sistema maior, mundializado.


Escrito por Plínio José Figueiredo Ferreira    

Um comentário:

  1. Esse é um dos principais problemas nas empresas meu caro... os gestores se esquecem, ou não sabem, que um grampo ou uma folha de papel é custo... às vezes se procupam com um setor em detrimento de outro e não há a integração que você mencionou...

    Abraço!

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