terça-feira, 23 de novembro de 2010

POR QUE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO?

O Plano de Negócio orienta o empreendedor para iniciar uma atividade econômica ou expandir seu negócio, na tomada de decisões estratégicas que minimizem os riscos devidamente identificados. Não se trata de receita de bolo e não garante o sucesso empresarial.
O Plano de Negócio pode ser definido, da forma mais simples, como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir as suas metas, bem como pretende administrar os recursos necessários para a obtenção do sucesso desejado, transformando-o realmente em um Plano de Sucesso.

Empreender sem planejar, é uma aventura arriscada que pode dar certo, mas é comparável a um vôo cego, em noite de tempestade. Você arriscaria seu dinheiro e seu futuro sem um planejamento do seu negócio? Intuição e capacidade gerencial são fatores indispensáveis que, adicionados ao conhecimento técnico, ajudarão na perpetuidade do empreendimento.

O Plano de Negócio permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta da viabilidade do negócio pretendido e ainda:

  • Proporciona uma avaliação prévia, reduzindo, assim, o desperdício de recursos e esforços em um negócio inviável;

  • Funciona como um instrumento para a solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras e na busca de novos sócios e/ou investidores;

  • Proporciona o estabelecimento de vantagem competitiva, que poderá representar a sobrevivência da empresa no futuro.

O Plano de Negócio representa uma oportunidade única para o futuro empreendedor pensar e analisar todas as facetas de um novo empreendimento.
A experiência humana demonstra que, com exceção de alguns gênios e grandes mestres de xadrez, os demais seres humanos têm limitações para analisar situações que envolvem muitas alternativas, acabando por privilegiar algumas em detrimento de outras eventualmente mais importantes. Esta visão parcial, não sistêmica do negócio, é responsável por grande parte dos fracassos, que a elaboração do Plano de Negócio poderia evitar.

Para um negócio que se inicia e/ou para um negócio já existente, o Plano de Negócio traz os seguintes benefícios:

  • Reúne ordenadamente todas as idéias e permite uma visão de conjunto de todas as alternativas possíveis, evitando uma visão incompleta dos problemas, que venham induzir a decisões erradas;

  • Impõe a avaliação do crescimento, do lucro potencial, e das necessidades de recursos materiais, financeiros e humanos;

  • Examina as conseqüências de diferentes estratégias competitivas;

  • Permite que todas as avaliações e experiências sejam realizadas com base em cenários (simulações) devidamente registrados, evitando gastos desnecessários no início das operações;

  • É um documento básico e indispensável na atração de sócios e investidores;

  • Funciona como uma apresentação do negócio para fornecedores e clientes;

  • É importante para a contratação de empregados, mostrando-lhes a correta perspectiva do negócio e as possibilidades de crescimento, bem como orientando-os na execução de suas tarefas, de acordo com as diretrizes definidas para o negócio.

A preparação do Plano de Negócio é também uma boa oportunidade para testar a motivação, o empenho e o conhecimento dos sócios, porquanto cada um deles deverá ser responsável por uma parte do Plano no que diz respeito à sua área de atuação e as atividades pelas quais são ou serão responsáveis. Depois é só avaliar o desempenho e os resultados. Permite identificar a diferença entre envolvimento e comprometimento. Muitos sócios, antes empolgados, perdem o entusiasmo quando têm que trabalhar duro; assim, aqueles “experts”  mostram que não são tão bons quanto aparentavam ou diziam.
O importante é descobrir as falhas, de todos, na fase de preparação do Plano de Negócio e não durante a implementação do negócio ou da oportunidade, o que, via de regra, gera conseqüências irremediáveis.
A preparação do Plano de Negócio não é tarefa fácil, ao contrário; é necessário saber conviver com frustrações quando a idéia, aparentemente excelente, se mostra inviável.


OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIO

Antes de qualquer coisa, o empreendedor deve definir o objetivo do Plano de Negócio – que não deve ser confundido com o objetivo, com a meta do negócio. Ou seja, se o plano se destina ao ordenamento das idéias e a analisar o potencial e a viabilidade do empreendimento, ou se vai servir para obter recursos financeiros através de instituições financeiras e/ou investidores.
No primeiro caso, costuma-se chamar de Plano de Negócio Operacional; no segundo, é o Plano de Negócio para Obtenção de Recursos. Este último deve conter mais detalhes no que tange aos aspectos financeiros
Na sua essência o Plano de Negócio é um só; muda o enfoque.
O detalhamento do Plano de Negócio depende do tipo do negócio escolhido, da oportunidade de mercado a ser explorada. Se o negócio for novo, isto é, um novo produto, novo mercado ou novo processo, ele necessariamente deverá conter maiores explicações do que para aqueles produtos, mercados ou processos já existentes e conhecidos pelo público.

Uma loja de marca, uma oficina mecânica ou um “fast food” operam com práticas padronizadas e procedimentos estabelecidos e conhecidos. Isto, na maioria dos casos, pode ser adquirido sob a forma de “franchising”.
Nestes casos, o Plano de Negócio não precisa de maiores detalhes. As informações mais importantes são as que dizem respeito à projeção de vendas e ao Planejamento Financeiro (Fluxo de Caixa).
Em outros casos, através de “benchmarking” em outras empresas do mesmo ramo, podem-se criar estratégias competitivas, visando a diferenciação entre os concorrentes já estabelecidos.
Quanto mais inovador é o negócio, mais difícil é convencer sócios, investidores, empregados, fornecedores e clientes de sua viabilidade. Nesse caso, um bom Plano de Negócio é fundamental para dar a credibilidade necessária à sua aceitação, principalmente em relação à análise dos riscos e das ações para minimizá-los.

LEMBRETES NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

Na elaboração do Plano de Negócio, existem algumas diretrizes básicas para obter o sucesso pretendido:

  1. O Plano deve ser o mais conciso possível, sem comprometer seu conteúdo e sem omitir detalhes importantes; cuidado para não “encher lingüiça” ou ser excessivamente técnico;

  1. O Plano deve abranger todos os pontos importantes do negócio;

  1. O Plano de Negócio deve se concentrar na “primeira etapa” do desenvolvimento do negócio, isto é, deve definir prioridades;

  1. O Plano de Negócio deve conter informações consistentes; evite “chutes” e divagações; consulte técnicos da área;

  1. O Plano deve conter projeções realísticas, isto é, evite o erro comum de projetar as vendas com base na capacidade produtiva do negócio; deve ser baseada na avaliação do mercado. Sua produção se for o caso, deve ser projetada com base na previsão de vendas; nunca o contrário;

  1. O Plano de Negócio deve mostrar a capacidade empreendedora, a experiência e o conhecimento dos sócios, e o comprometimento financeiro exigido pelo negócio.


Convém não esquecer que a premissa básica de qualquer Plano, é o correto estabelecimento de METAS (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com horizontes temporais definidos).
Então, a probabilidade de sucesso do negócio é bastante grande.


ROTEIRO SIMPLIFICADO PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS
ORIENTADO PARA RESULTADOS


PARTE 1
Aspectos gerais do mercado

PARTE 2
Caracterização da empresa, missão, visão, valores, produtos, mercadorias ou serviços,

PARTE 3
Aspectos Mercadológicos - Comerciais

PARTE 4
Aspectos de Produção - Estrutura

PARTE 5
Aspectos Financeiros

PARTE 6
Conclusões



Escrito por Plínio José Figueiredo Ferreira

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