sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O SIGNIFICADO DE GERÊNCIA

Pontos para Reflexão


O QUE É GERENCIAR?

Dirigir, Liderar, Administrar, Decidir, Planejar, Controlar, Organizar, Governar, Atingir metas, Motivar, Realizar, Manipular, Conspirar.

Todos eles são processos de mão única. A pessoa que gerencia diz ao gerenciado o que fazer. O gerente determina o que deve ser feito e a pessoa gerenciada é um meio para se alcançar esse fim.

Gerente = Cabeça = Head

Gerente = Superior
Subordinado = Inferior

O processo gerencial, como ele é ensinado e praticado, não é um processo isento de valores. Ele não é somente uma ciência e uma arte, mas também uma expressão de valores sócio-políticos. Ele é um processo político afetado por valores.

O papel da gerência deve ser compreendido pela função que ela desempenha. Ela deve ser a mesma, quer estejamos gerenciando a nós mesmos, nossa família, uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou uma sociedade. Em termos conceituais, o processo tem que ser o mesmo quer falemos em gerenciar, chefiar uma família ou governar. A única diferença seria o tamanho e a natureza da unidade gerenciada.

As mudanças são constantes. O mundo está mudando física, social e economicamente. As mudanças estão aí para ficar.

AS MUDANÇAS criam PROBLEMAS que exigem SOLUÇÕES que CRIAM MAIS MUDANÇAS.

Quando um conjunto de problemas é resolvido, surge uma nova geração deles. Somente deixaremos de encontrar problemas quando não houver mais mudanças.


GERENCIAR é experimentar mudanças com os problemas a elas associados.

GERENCIAR MUDANÇAS envolve dois processos:

  1. Decidir o que fazer
  2. Implementar as decisões.

Sempre que há mudanças você precisa tomar decisões.

Não decidir ou adiar uma decisão, é uma decisão.

Se você tomar decisões ruins e implementá-las bem, ou tomar decisões boas e implementá-las mal, não estará gerenciando bem.

A boa gerência é democrática na tomada de decisões e ditatorial na implementação. Você precisa comprometer-se com a decisão, ter força de vontade (persistência) e implementá-la. Isto é a “democratura”.
Algumas pessoas são democráticas na tomada de decisões e continuam a sê-lo durante a implementação. Elas são ineficientes.

Gerenciar, liderar, educar ou governar bem significa decidir e implementar, ser democrático e depois ditatorial. Isso é muito complicado, não só para se gerenciar uma empresa, mas também na gerência familiar e pessoal.


Preparado por Plínio José Figueiredo Ferreira

Fonte: ICHAK, Adizes. Gerenciando as Mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário