Pontos para Reflexão
O QUE É GERENCIAR?
Dirigir, Liderar, Administrar, Decidir, Planejar, Controlar, Organizar, Governar, Atingir metas, Motivar, Realizar, Manipular, Conspirar.
Todos eles são processos de mão única. A pessoa que gerencia diz ao gerenciado o que fazer. O gerente determina o que deve ser feito e a pessoa gerenciada é um meio para se alcançar esse fim.
Gerente = Cabeça = Head
Gerente = Superior
Subordinado = Inferior
O processo gerencial, como ele é ensinado e praticado, não é um processo isento de valores. Ele não é somente uma ciência e uma arte, mas também uma expressão de valores sócio-políticos. Ele é um processo político afetado por valores.
O papel da gerência deve ser compreendido pela função que ela desempenha. Ela deve ser a mesma, quer estejamos gerenciando a nós mesmos, nossa família, uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou uma sociedade. Em termos conceituais, o processo tem que ser o mesmo quer falemos em gerenciar, chefiar uma família ou governar. A única diferença seria o tamanho e a natureza da unidade gerenciada.
As mudanças são constantes. O mundo está mudando física, social e economicamente. As mudanças estão aí para ficar.
AS MUDANÇAS criam PROBLEMAS que exigem SOLUÇÕES que CRIAM MAIS MUDANÇAS.
Quando um conjunto de problemas é resolvido, surge uma nova geração deles. Somente deixaremos de encontrar problemas quando não houver mais mudanças.
GERENCIAR é experimentar mudanças com os problemas a elas associados.
GERENCIAR MUDANÇAS envolve dois processos:
- Decidir o que fazer
- Implementar as decisões.
Sempre que há mudanças você precisa tomar decisões.
Não decidir ou adiar uma decisão, é uma decisão.
Se você tomar decisões ruins e implementá-las bem, ou tomar decisões boas e implementá-las mal, não estará gerenciando bem.
A boa gerência é democrática na tomada de decisões e ditatorial na implementação. Você precisa comprometer-se com a decisão, ter força de vontade (persistência) e implementá-la. Isto é a “democratura”.
Algumas pessoas são democráticas na tomada de decisões e continuam a sê-lo durante a implementação. Elas são ineficientes.
Gerenciar, liderar, educar ou governar bem significa decidir e implementar, ser democrático e depois ditatorial. Isso é muito complicado, não só para se gerenciar uma empresa, mas também na gerência familiar e pessoal.
Preparado por Plínio José Figueiredo Ferreira
Fonte: ICHAK, Adizes. Gerenciando as Mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário