terça-feira, 28 de setembro de 2010

CRIATIVIDADE - PÉROLA DE ALTO PREÇO

Houve um filósofo que disse: “O homem é a maior coisa do mundo, e o que é maior no homem é a mente”. Outro afirmou que uma idéia é uma “pérola de alto preço”. Ambos quiseram dizer que a capacidade mental do homem é uma vasta reserva de idéias e criatividade de valor inestimável.

Em 1929, aos 29 anos de idade, Chester Carlson resolveu inventar uma máquina automática de copiar. Após alguns anos trabalhando quase dia e noite, e gastando seus parcos recursos na aquisição de materiais, conseguiu desenvolver uma máquina que funcionava e procurou mais de 20 empresas que rejeitaram seu invento porque não viram no seu processo rudimentar de fazer cópias, com aparência de brinquedo, possibilidades de utilização prática.
Recebeu seu primeiro pagamento por “royalties” em 1947, a primeira parcela dos milhões que chegariam às suas mãos trazidos pela sua invenção. O aluguel e a venda de copiadoras para escritórios produziram, só no ano de 1964, o valor de 480 milhões de dólares. Isso se tornou possível porque um homem teve uma idéia, acreditou nela e demonstrou notável persistência trabalhando para torná-la prática e finalmente vendê-la. Este é apenas um exemplo do que pode ser realizado pela criatividade, pela fé e pela persistência de uma única mente posta a trabalhar.

O comércio e a indústria de hoje têm fome de idéias e estão dispostos a recompensar quem é capaz de fornecê-las. Elas são a base do progresso, e sem a obtenção de novas idéias, nenhuma empresa pode ter êxito por muito tempo. Os homens com muitas idéias são raros, não por ser difícil conceber idéias, mas porque sua concepção geralmente exige muito trabalho. Uma idéia pode surgir num lampejo de inspiração; para alguém tirar proveito dela, ela precisa ser desenvolvida, vendida e aplicada. É na hora de fazer isso que uma quantidade muito grande de idéias perde seu brilho.
Em 1918, um jovem executivo de propaganda declarou diante de um grupo de plantadores de laranjas da Califórnia: “Tenho uma idéia. Vamos ensinar ao povo beber suco de laranja”. Pense um pouco como milhões de pessoas foram beneficiadas por esta idéia – plantadores de laranja, transportadores, industriais, empregados e consumidores.

Na mente de toda pessoa existem idéias em estado latente que um dia podem emergir e dar origem a maior progresso. As idéias não são propriedade exclusiva de alguns “iluminados”. Todos nós possuímos talento criador capaz de produzi-las. Entretanto, o pleno desenvolvimento desta capacidade exige a aplicação de técnicas apropriadas.


AS IDÉIAS NÃO SURGEM AO ACASO

Como acontece com qualquer outra aptidão, o raciocínio criador e construtivo pode ser desenvolvido e atingir alto grau de produtividade.

A capacidade de ter idéias e a criatividade tem grande valor para qualquer empresa, sendo que, para algumas, como as agências de propaganda, são o próprio sangue que as mantém vivas. A necessidade imperiosa de novas idéias e pensamento criador levaram muitas empresas a realizar cursos para treinar empregados no uso do processo criativo. Devido aos resultados do esforço deliberado de pessoas interessadas em tornarem-se criativas, empresas de todos os tipos passaram a incluir as técnicas de criatividade nos seus programas de treinamento de gerentes. Embora as técnicas possam variar de acordo com as necessidades específicas de cada organização, existem regras que permitem a adoção de um critério individual para ter idéias, como as apresentadas a seguir.

Anote o problema a ser resolvido. O primeiro passo é identificar e anotar o problema a ser resolvido, produto a ser modificado ou o processo a ser aperfeiçoado.

Inicie a procura da solução. Anotado o problema, submeta-o a um bombardeio de idéias. Não deixe sua mente divagar, concentre-se no problema. Utilize sua mente com um feixe de raios “laser”, cuja enorme força é resultado da convergência dos raios sobre uma área reduzida.

Anote as idéias à medida que surgem. Alguém disse que um lápis pode servir de alavanca para mover nossa mente. Registre imediatamente toda idéia que lhe vem à mente, sem analisá-la ou avaliá-la. Continue procurando novas idéias.

Faça uma lista para posterior verificação. Anote todas as modificações que podem ser feitas numa sugestão. De quantas maneiras diferentes o produto pode ser usado? Que outras classes de pessoas podem utilizá-lo? Pra sua lista ficar bem significativa obtenha o máximo de dados básicos e outras informações sobre o problema.

Reserve determinado tempo. Reserve diariamente algum tempo para pensar em uma rotina diária, sem esperar que haja sobra de tempo para dedicar-se à criatividade mental. Se você considerar que a obtenção de novas idéias é uma necessidade realmente muito grande, você arranjará tempo para atendê-la.

Escolha um local. As idéias podem surgir, e surgem, em qualquer lugar – no meio de intensa atividade, durante viagens, ao tratar de assuntos inteiramente diferentes – entretanto a experiência indica que determinados ambientes são mais favoráveis do que outros para a pessoa procurar idéias. Descubra o lugar mais apropriado e permaneça nele algum tempo.

Faça muitas perguntas a si mesmo. Uma mente inquiridora abre muitas portas. Faça repetidamente perguntas começadas com as palavras por que, como, onde, quando, o que e quem, quando procurar idéias sobre o produto, uma aplicação ou uma técnica. Pode ser maior ou menor? Pode ser dividido ou combinado? Pode ser invertido ou modificado? Faça toda espécie de pergunta capaz de estimular sua mente.

Estabeleça uma meta. Se as novas idéias forem importantes, estabeleça metas quantitativas que devem ser ambiciosas, contudo realistas, pois o simples fato de você ter um alvo a atingir é bastante para provocar o surgimento de idéias em sua mente.

Fixe um prazo fatal para si mesmo. O processo criador tem sido deixado esquecido num canto da mente por tempo demasiadamente longo. Baseia-se na sua própria escassez de tempo para ativar o exame de problemas com o fim de obter idéias.

Para a mente produzir, ela precisa ser engrenada para andar, desafiada, estimulada, exercitada e obrigada a funcionar. As idéias têm de vir de algum lugar, não podem ser extraídas do nada absoluto. Para terem maior possibilidade de nascer é necessária à aplicação de certos estímulos ao processo criador da mente, como viagens, contatos pessoais, passa-tempo criativo, leitura e redação, aproveitamento e melhoria de idéias alheias, combinação de duas ou mais idéias, associação de fatos novos, esforço para aplicar técnicas e idéias utilizadas em ramos diferentes; ser um descobridor de idéias, falar com quem entende do assunto, perguntando o que fazem e por que adotam determinados métodos. Faça de conta que as idéias são cédulas de mil reais; isso o levará a procurá-las em toda parte e persistir nessa busca.

A equipe de subordinados pode ser uma rica fonte de idéias e ter muita criatividade. Um sistema de sugestões e o encorajamento da comunicação de baixo para cima serão úteis para o aproveitamento deste manancial de criatividade. Quando o supervisor conhece as enormes possibilidades oferecidas pelas idéias dos subordinados, ele fará todo o possível para utilizá-las em benefício do seu departamento. Porém, não deve nunca deixar de reconhecer o mérito do auxiliar que apresentar uma idéia aproveitável.

Os subordinados somente comunicarão suas idéias depois que o supervisor demonstrar receptividade, disposição de examiná-las com seriedade e fazer todos os esforços possíveis para partilhar com os subordinados as vantagens obtidas com as idéias que apresentaram. Ele precisa demonstrar tal receptividade em suas relações diárias, lembrando sempre que uma idéia dada por um auxiliar pode ser destruída no nascedouro por um sorriso irônico, um gesto de intolerância, uma gozação ou uma expressão de desagrado do supervisor.

“BRAINSTORMING”: BUSCA DE IDÉIAS EM GRUPOS

Um método muito difundido de obter idéias é o do “brainstorming”. Basicamente é uma técnica de busca e desenvolvimento de novas idéias por meio de reuniões. Alguns dias antes da reunião, cada convidado a participar recebe uma comunicação sobre a idéia ou a série de idéias que interessa obter, juntamente com algumas informações sobre o problema, suficientes para ele ficar conhecendo as regras que serão seguidas na reunião. Além disso, com a devida antecedência, será solicitado a pensar no assunto e anotar todas as idéias que lhe vierem à mente, bem como informado que as regras básicas serão as quatro seguintes:

  1. Não serão permitidos julgamentos definitivos. Durante a reunião não deverá ser feito nenhum esforço para analisar as idéias apresentadas.

  1. É recomendada a maior liberdade à imaginação. Desde que tenham relação direta com o assunto, as idéias podem ser até algo absurdas ou loucas.

  1. Quanto mais idéias melhor, pois neste momento o que interessa é a quantidade. Mais idéias, maior possibilidade de surgirem mais sugestões aproveitáveis.

  1. Conjugar uma idéia com outras, melhorar as idéias dos outros e fazer uma idéia dar origem a outra.

Geralmente os participantes são solicitados a irem à reunião preparados para divertir-se. As idéias que surgem são anotadas durante a reunião, ou gravadas. O líder é o responsável pela manutenção de um fluxo constante de idéias, impedindo críticas ou avaliações prematuras, bem como que as sugestões se desviem do assunto da reunião.

A experiência demonstrou que dez pessoas utilizando o “brainstorming” para resolver um problema produzem mais idéias do que as mesmas conseguiriam se cada uma procurasse a solução isoladamente. O “brainstorming” oferece aos participantes a vantajosa possibilidade de modificarem suas idéias, terem novas idéias provocadas por algo que um participante diz e criar um ambiente que estimula a atividade mental como resultado da troca de opiniões.

No caso do “brainstorming” em grupo, um conhecedor do assunto faz depois uma avaliação das idéias apresentadas e informa as que considera melhores ao participante do grupo em condições de, eventualmente, tomar as devidas providências.

VENDA DE IDÉIAS

Para tirar proveito de um produto, não basta à empresa fabricá-lo. Ela terá também de realizar junto aos possíveis clientes um trabalho de persuasão capaz de provocar o impulso de compra do referido produto. O mesmo acontece com uma idéia, se não for posta em prática ou considerada boa, não produz nenhum efeito proveitoso. O supervisor que tem a iniciativa de apresentar idéias precisa saber também promovê-las. Para a maioria das pessoas, o problema crucial é conseguir a aceitação dos outros. São excessivamente numerosos os casos em que suas idéias definham e morrem por falta de “compradores”.
A seguir serão apresentadas algumas idéias que devem facilitar a “venda” de idéias a outras pessoas.

  1. Prepare a apresentação da idéia. Antes de saltar de um trampolim, procure ter certeza de que sabe nadar e a piscina está cheia. Observe a altura do trampolim e a profundidade da água, a distância até a outra borda e a temperatura da água. Aliás, a primeira coisa a verificar é se a idéia de saltar é boa e quais são as conseqüências do salto.
Siga o mesmo critério para apresentar idéias, fazendo os preparativos necessários com antecedência. Inúmeras ótimas idéias tiveram morte súbita em virtude de terem sido expostas a críticas antes de estarem em condições de resistir aos ataques a que estariam sujeitas. Não obstante seus possíveis valores deixaram de ser aceitos devido á sua apresentação prematura, antes de estarem convenientemente estruturadas. Por isso, suas possibilidades não foram reconhecidas e seus autores nunca mais tiveram animo de apresentar outras idéias.
N maioria das vezes o futuro de uma idéia depende de seu cuidadoso desenvolvimento. Seus aspectos foram examinados? A idéia já foi experimentada? A idéia é impraticável porque, embora boa, custaria muito caro ou teria conseqüências inaceitáveis? A idéia está bem organizada? Você está preparado para dar todas as informações necessárias a fim de conseguir vender sua idéia? Você se baseou em dados consistentes?

  1. Apresente a idéia.  Obtenha a atenção daquele a quem você quer vender a idéia, apresentando-a de maneira eficiente. Procure obter informações a respeito dele, para estruturar sua apresentação. Prepare-se para responder a todas as perguntas pertinentes, para não correr o risco de não poder dar determinado esclarecimento ou por não ter pensado naquele detalhe importante para o “comprador”. Torne-se capaz de comprovar as vantagens da idéia e indicar meios apropriados á eliminação dos inconvenientes.

  1. Teste a idéia, se for possível. Muitas vezes algumas idéias importantes apresentadas por homens de mente fértil foram friamente rejeitadas. “Este aparelho nunca conseguirá voar”. “O mundo é plano”. “A televisão nunca funcionará, nem terá utilidade prática”. Se você estiver suficientemente convencido de que sua idéia é boa, defenda-a com firmeza. Entretanto, nunca sinta vergonha em admitir que porventura uma idéia sua estivesse errada. Foi Santayana que disse: um fanático é um homem que redobra seus esforços depois de afastar-se dos seus objetivos.
As idéias são baseadas em fatos – os fatos que foram se acumulando ao correr de anos de experiência, trabalho e estudo. Como os fatos estão ao alcance de todos, as idéias também estão.
Adquira o hábito de pensar, estudar e escrever. Convencidos de que as idéias são importantes, muitos executivos, quando viajam, lêem ou assistem palestras e participam de reuniões de negócios, para não perderem ou esquecerem idéias ou embriões de idéias, e têm sempre à mão um lápis e um bloco de notas.
Se você providenciar a disponibilidade de tempo para isso, poderá iniciar a procura de idéias. As possibilidades são ilimitadas. Você poderá ser tão criativo quanto quiser e não encontrará maior base para crescer e aperfeiçoar-se do que aquela que sua mente fértil pode criar. A pessoa realmente fértil em idéias é rara e, Poe isso, não é de admirar que conquiste tanto prestígio, e tão alta remuneração. Lembre-se que uma das grandes responsabilidades da liderança é conceber idéias que possibilitem a solução de problemas, a melhoria dos resultados da empresas, a obtenção de maior número de tarefas executadas e maior facilidade em exercer a própria função.

Trabalhe para ter idéias que estas depois passarão a trabalhar para você.


Escrito por Ray A. Killian

















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