segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RECEITAS PARA VOCÊ DELEGAR

Este artigo, de Lauren Keller Johnson, colaboradora da Harvard Management Update, ensina como perder o medo de delegar tarefas aos funcionários.
Executivos de todas as áreas estão sob pressão cada vez maior para gerar resultados mensuráveis com maior rapidez do que antes. E, como afirma Stephen Covey, vice-presidente da firma de consultoria Franklin Covey, alguns temem ser considerados desimportantes ou desnecessários se delegarem mais responsabilidade e tarefas a seus subordinados.
Contudo, do mesmo modo que delegar ficou mais difícil, a busca da competitividade também se tornou mais crucial para as empresas. Felizmente, especialistas e executivos de ampla gama de setores de atividades têm desenvolvido técnicas destinadas a facilitar a delegação. Veja algumas delas:

1.    Obrigue-se a soltar as rédeas.
O caminho para uma delegação mais eficaz começa quando os executivos reavaliam duas premissas básicas suas como observa Patti Hathaway, consultora da The Change Agent, dos EUA. Primeira: “É mais eficiente assumir os problemas dos funcionários do que ensiná-los a lidar com eles”. Segunda: “Sabemos mais do que nossos subordinados diretos”.
Para superar isso, Hathaway estimula seus clientes a pensar como líderes, não como gerentes. Ela argumenta que “gerentes gerenciam detalhes – por exemplo, resolvendo os problemas dos subordinados diretos -, enquanto líderes gerenciam pessoas – estimulando nelas o senso de propriedade e responsabilidade”.

2.    Peça, não mande.
Quem tem sucesso em delegar geralmente faz perguntas em vez de ditar ordens. Perguntar: O que você acha que devemos fazer? Ensina as pessoas a propor soluções da próxima vez que lhe trouxerem um problema, diz Joyce Gioia, presidente da firma de consultoria norte-americana The Herman Group. Colocar questões abertas – O que você acha que ocasionou esse problema? ou Como lidamos com essa situação com o ciente B? – pode mostrar até que ponto os subordinados aprofundaram os respectivos problemas.

  1. Faça com que a tarefa combine com a pessoa.
Os executivos evitam assumir problemas dos subordinados ao delegar as tarefas com base em sua avaliação das habilidades e das necessidades de desenvolvimento de cada um deles.
“Sempre delegue de forma a permitir que as pessoas ousem”, aconselha Bette Price, consultora do The Price Group, dos EUA. “Trate erros como oportunidades de crescimento”. “Explique sua avaliação da capacidade de cada funcionário para que ele entenda por que você está entregando-lhe outra tarefa parecida”, acrescenta.
  1. Cultive o pensamento independente.

Quanto mais um funcionário pensar de forma independente e tiver um senso de propriedade em relação à sua função, menos questões ele levará ao supervisor.


  1. Garanta acesso aos recursos necessários.

Dar aos subordinados acesso direto aos recursos que eles necessitam para resolver um problema também ajudará a reduzir o número de pessoas batendo na sua porta. Pense em recursos de forma ampla; são pessoas, informações e oportunidades de desenvolvimento.
Michelle Van Dyke, vice-presidente senior de varejo do Fifth Third Bank, nos EUA, investe muito no recurso “informação” na hora de delegar. “Eu uso e-mails e reuniões para compartilhar informações com os funcionários sobre nosso setor, o foco estratégico de nosso banco e nosso desempenho financeiro”. Eles precisam saber as mesmas coisas que eu sei para tomar decisões.


FONTE: HSMMANAGEMENT - update


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